Peixe Sôia |
Esta estória eu ouvi muitas vezes minha vó Júlia contar, lá na Granja, quando eu era menina.
Diz que a Virgem Maria estava na beira do rio a lavar as roupinhas do menino Jesus. Querendo atravessar o rio, e como já estava próxima da maré (lugar de encontro entre o mar e o rio), Nossa Senhora teria perguntado a um belo peixe que por ali passava naquele instante:
- Sôia, a maré enche ou vasa?A Sôia era um peixe muito arrogante e por ser muito formosa, desprezava o resto da natureza. Então, como se diz no sertão, "arremedando" a Virgem, repetiu com desdém, entortando a boca e fazendo uma careta:
- Sôia, a Maré enche ou vasa?A Virgem, repreendendo-a disse:
- Nunca mais desdenharás de tua Mãe!
Desde esse momento, a sôia ficou com a boca torta e os olhos no alto da cabeça.
Diz a lenda - Isso era o que minha avó dizia - que crianças que respondem as mães também ficarão com a boca torta, como a Sôia.
[aaaaa] gosteeei . *-*
ResponderExcluirGostei muito...
ResponderExcluirminha mae ja havia mi falado dessa lenda quando eu era criança, e hoje eu contei pra minha filha ...
ResponderExcluirgostei, já tinha ouvido falar pela minha vózinha.
ResponderExcluirSou nordestino e, quando criança, ouvia da minha mãe essa estória. Passei-a pros meus filhos, também.
ResponderExcluirQue saudades, minha mãe me contava essa história qndo eu era pequena
ResponderExcluirQue saudades, minha mãe me contava essa história qndo eu era pequena
ResponderExcluirMinha mãe contava q depois da sôia, passou logo depois o siri, q atravessou c Maria o rio e como agradecimento Maria deixou sua imagem no casco do siri
ResponderExcluirFiquei sabendo que existe uma expressão que se usa, quando se quer dizer que alguém está muito mal de vida, financeiramente; diz-se então>"Fulano está até comendo Sôia!"
ResponderExcluirKkkkkkk
ResponderExcluirMinha avó,Lourdes Barreto, tb contáva-me esta estória, kkkk, sempre que mandáva-me fazer algo e eu fazia com "mau gosto"!!!!
ResponderExcluirConheço esta história também é a do Siri também que atravessou a Nossa Senhora e ficou a imagem dela nas costas dele
ResponderExcluirA minha mãe contou diversas vezes essa lenda e história a nós os filhos, quando traquinávamos e respondíamos a ela. Onde ela dizia que se a arremedássemos, ficaríamos igual ao peixe Aramaçam com a boca torta.
ResponderExcluirNo lugar onde cresci, tinha esse peixe, qdo íamos pescar, às vezes ela vinha na rede e minha mãe contava essa história p gente... E ficava com nojo dela. Coitada da soia, é só uma criatura.
ResponderExcluirMinha avó também contava essa história
ResponderExcluirJá ouvi minha mãe ainda hj conta essa história.
ResponderExcluirSou de Natal e minha avó dr Afonso Bezerra (sertão Potiguar). Parece que a estou ouvindo contar novamente essa estória. Sempre achei engraçado, mas nunca a arremedei. Nem a ela e nem a minha mãe. 😅
ResponderExcluir