BEM VINDO AO VIAGENS LITERARIAS

Este blog é uma espécie de porto, cadeira para descansar. Foi criado com o intuito de divertir, refletir, jogar conversa fora, partilhar experiências.

FIQUE À VONTADE!

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

PRÊMIO NOBEL DE LITERATURA 2010

O prêmio Nobel de literatura de 2010 foi para o escritor peruano Mario Vargas Llosa, de 74 anos.
De acordo com a Academia Sueca, a escolha seu deu por conta da "cartografia das estruturas do poder e afiadas imagens de resistência, rebelião e derrota do indivíduo" que aparecem na obra de Llosa.
Autor de romances marcados por questões políticas da América Latina - e não raro autobiográficas -, como "A cidade e os cachorros", "Pantaleão e as visitadoras", "A festa do bode" e "Travessuras da menina má", Llosa já havia vencido, entre outros, o Prêmio Cervantes, o mais importante da literatura em língua espanhola, em 1994. O Brasil costuma ser tema de seus textos, sejam ensaios políticos ou romances, como em "A guerra do fim do mundo", de 1981, inspirado na Guerra de Canudos.

Falando à rádio peruana RPP,o escritor  contou que, em um primeiro momento, chegou a pensar que a ligação com a notícia do NOBEL era uma brincadeira. "Vou me olhar no espelho e vou enrubescer", acrescentou o escritor quando lhe leram, de Lima, a descrição feita pelo comitê sobre sua obra. "Tenho vontade de ir caminhar porque estou meio perplexo", gargalhou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário